Nome: Felipe Nicolas Pereira Roberto
Nascimento: 19/01/1998
Cidade: Taubaté
Altura: 1,86m
Peso: 83kg
Clubes que atuou: Taubaté (categorias de base)
No Taubaté: 2016- (profissional)
Jogos pelo Taubaté: -//-
Nome: Felipe Nicolas Pereira Roberto
Nascimento: 19/01/1998
Cidade: Taubaté
Altura: 1,86m
Peso: 83kg
Clubes que atuou: Taubaté (categorias de base)
No Taubaté: 2016- (profissional)
Jogos pelo Taubaté: -//-
Av. Benjamin Constant, 10
Jardim das Nações, Taubaté/SP
Av. John Kennedy, 250
Jardim das Nações, Taubaté/SP
Presidente: Gilson Rezende
Fone/fax: (12) 3633-2345
contato@esporteclubetaubate.com.brAntes de entrarmos na origem do Esporte Clube Taubaté, necessário se faz regredir um pouco no tempo, para conhecer como o futebol nasceu em Taubaté, cidade pioneira em fundar equipe de futebol no Vale do Paraíba e uma das primeiras em nosso país. O futebol em Taubaté, surgiu em 1904 com a realização de "ensaios" como eram chamados na época, os treinos de foot-ball. Eles aconteciam durante os intervalos das disputadas provas ciclistas que eram realizadas no Velódromo Taubateense, localizado na Rua Quatro de Março, região central da cidade.
O SURGIMENTO DO ESPORTE CLUBE TAUBATÉ
Inaugurado em 03 de abril de 1904, o Velódomo Taubateense passou a ser o ponto de encontro dos esportistas nas tardes dos domingos. Sua inauguração foi marcada por uma grande festa ocorrida em 03 de abril de 1904, um domingo, onde com a presença da "Corporação Philarmonica Taubateense e Jacareyense, a Banda João do Carmo, membros da diretoria do Velódromo Taubatense e do Velo Clube de Jacarey, o Dr. Pereira de Mattos, redator do jornal O Povo de Caçapava, o Velódromo recebeu grande número de esportistas de toda a região.
Os festejos da inauguração se iniciaram às 15 horas, com uma série de provas ciclistas. O ciclismo era o esporte que despertava maior interesse no Estado de São Paulo. Raro era o domingo em que não se realizavam provas ciclistas na cidade, sempre com participação de conhecidos corredores da região e da cidade de São Paulo. Sérgio Areão, Mauricio de P. Natividade, Indiani e outros eram ciclistas famosos, sempre com destaques na participações das provas válidas pelo Campeonato Paulista.
Os intervalos dos páreo das provas ciclistas, eram preenchidos com apresentações da Orquestra Filarmônica de Taubaté. Nessa época, os "ensaios" de foot-ball, começavam a surgir em nosso país. A idéia de se criar a primeira equipe de futebol na cidade, ocorreu exatamente no dia 10 de junho de 1904, quando os amantes do esporte, senhores José Pedro de Oliveira, Jayme Tindal e Frederico Livrero, se reuniram no edifício da Associação Comercial com objetivo de estudar a melhor possibilidade de se fundar uma equipe de futebol. Nesse primeiro encontro decidiu-se que a equipe ganharia o nome de SPORT CLUB TAUBATEENSE. Sua sede na Rua Quatro de Março, onde se encontrava o Velódromo da cidade. O clube recém fundado tinha como objetivo “ .. proporcionar a seus associados todos os generosde jogos esportivos como: corridas a pé e de tandens, de bicicletas, em sacos, foot-ball e Tamburello...”. Cobrava-se à época taxa mensal de 2$000 dos seus associados.
> FUNDAÇÃO
O Esporte Clube Taubaté, foi fundado no dia primeiro de novembro de 1914, após a primeira assembléia realizada na residência do Dr. Francisco de Paula Pereira Barbosa, com a presença de 48 sócios. A assembléia que foi presidida pelo Dr. Gastão da Câmara Leal, que nessa mesma sessão foi eleito o primeiro presidente do Sport Club Taubaté e secretariada pelos Srnrs., Tito Barbosa e Ildefonso de Almeira, teve como agenda a leitura do termo de reunião da sessão prévia realizada em 25.10.1914, na qual foi escolhido para a sociedade que se fundava a denominação do Sport Club Taubaté. O original dessa Ata não mais existe. Contudo, em 13 de fevereiro de 1976, o sr. José Marcelino de Moura Moraes copiou conforme original, qual se encontra arquivado na secretaria do Clube, cujo seu teor transcrevemos a seguir:
ATA DA PRIMEIRA ASSEMBLÉIA GERAL QUE ORIGINOU A FUNDAÇÃO DO ESPORTE CLUBE TAUBATÉ
"Ao primeiro dia do mês de novembro de 1914, na casa de residência do Dr. Francisco Barbosa, servindo de sala de sessão, com a presença de 48 sócios, reuniu a primeira Assembléia Geral definitiva do Sport Club Taubaté. Presidida pelo Dr. Gastão da Câmara Leal e secretariada pelos Srnrs., Tito Barbosa e Ildefonso de Almeira, foi lido o termo de reunião da sessão prévia anteriormente realizada e na qual foi escolhido para a sociedade que se fundava a denominação do Sport Club Taubaté. Após ter o Dr. presidente declarado fim da sessão, é procedida por escrutínio secreto a eleição da diretoria que ficou assim constituida: - Presidente: Dr. Gastão da Câmara Leal - Vice presidente: Dr. Silva Barros - 1o. Secretário: Snr.Enéias Natividade - 2o. Secretário: Prf. Tito Barbosa -Thesoureiro: Snr. Antonio Valente. Depois de empossada a nova diretoria, foram pelo presidente nomeadas as comissões de estatutos e angariamentos de sócios, ficando assim constituídas: Estatutos - Snrs. Renato Granadeiro Guimarães, Tito Barbosa e Enéias Natividade. Expansão: Dr. Adolpho Leonardo Francisco de Mattos e Ildefonso de Almeida. Na proposta do Snr Tito Barbosa foi aclamado diretor esportivo o Dr. João Rachou. Nada mais havendo à tratar, deu-se por encerrada a sessão de que lavrei a presente ata que vai assinada pelo presidente e demais membros e por mim secretário que escrevi."
> INÍCIO DAS ATIVIDADES
As atividades esportivas do S.C. Taubaté se iniciaram com treinamentos de vários jogadores no campo do Parque Municipal da Praça Monsenhor Silva Barros. O primeiro treino formado por duas equipes assim constituídas:
Time A – Enéas, Simi e Machado, Giudice, Valle e José Benedicto, Tonico, Octávio, Irito, Bicudo e Fêgo.
Time B – Santinho, Leão e Ferreira; Mattos, Synésio e Camargo; Waldemiro, Hugo, Renato, Abreu e Álvaro.
Com o interesse pelos treinamentos os treinamentos seguintes foram organizados co três equipes, surgindo a necessidade da realização de treinamentos em dias diferentes, ou seja: às terças-feiras treinavam os times A e B. Às quintas-feiras, treinavam os times A e C e aos sábados, os times B e C.
Time A: Renato, Simi e Paiva; Hugo, Jacinto e Paulinho; Synésio, Guimarães, Abreu, Waldemiro e Giudice.
Time B: Santinho, Leão e Ferreira; Sérgio, Valle e Lobato; Álvaro, José Benedicto, Machado, Irito e Tonico.
Time C: Ponzzi, José Menino e Camargo; Mattos, Braga e Heráclito; Fego, Otctávio, Bicudo, Nenê e Costa.
> INAUGURAÇÃO DO PARQUE DA PRAÇA MONSENHOR SILVA BARROS
Após receber embelezamento e especialmente a canalização do córrego que ali passava, a Prefeitura Municipal inaugurou o Parque da Praça Monsenhor Silva Barros em 14.12.1914,às 16:00 horas, segunda-feira, com a presença do Prefeito Dr. Gastão da Câmara Leal. (dados encontrados na matéria de primeira página do jornal O NORTE de 18.12.1914 – nº 1249 – Ano XI) O córrego canalizado se refere ao córrego Sagüiru vindo pela atual rua Gastão da Camara Leal passava próximo ao Parque da Praça Monsenhor Silva Barros, indo desaguar no córrego do Correia.
> FESTA INAUGURAL DO S. C. TAUBATÉ
O Sport Club Taubaté teve sua festa de inaurguração marcada com a realização de uma partida de futebol que chamou a atenção dos taubateanos. Esse importante evento ocorreu exatamente em 25.12.1914, sexta-feira, quando, no Estádio da "Praça Monsenhor Silva Barros", o antigo "Campo do Bosque" (como carinhosamente era conhecido), recebeu um grande número de torcedores. O S C Taubaté enfrentou em partida amistosa a A. A. Palmeiras. (não confundir com o antigo Palestra, atual S.E. Palmeiras), equipe filiada à A.P.S.A. Associação Paulista dos Sports Athléticos. O placar final apontou 6X1 para a A.A. Palmeiras.
S.C. Taubaté: Paulinho, Luiz Simi e Paiva, Synésio, Sérgio Areão e Hugo; Paulo Silva, Waldemiro, Renato Granadeiro (cap), Abreu e Jacinto, Irito também participou do jogo inaugural.
A A.A. Palmeiras: Rachou, Morelli e Paulo Pinto; Gilberto, Lincoln e M. Barros; P. Paulo, Loureiro, Nazareth, Italo e Godinho
NOME: Esporte Clube Taubaté
DATA DE FUNDAÇÃO: 01/11/1914
MASCOTE: Burro
UNIFORME 1: Camisa azul anil com faixa diagonal branca, calção azul e meias azuis.
UNIFORME 2: Camisa branca com faixa diagonal azul, calção branco e meias brancas.
UNIFORME 3: Camisa com listras horizontais azul claro e branca, calção branco e meias azul claro e branco.
SEDE SOCIAL: Av. Benjamin Constant 10 - Jd. Nações, Taubaté/SP
Telefone: 12 3633.2345
ESTÁDIO: Joaquim de Moraes Filho (Joaquinzão)
Av. Jhon F. Kennedy 250 - Jd. Nações, Taubaté/SP
Capacidade total de 20.000 lugares
FILIAÇÃO: Federação Paulista de Futebol
HINO
Letra e Interpretação: Santos Cursino e Augusto César - Guará
Participação: Levy Breterick
Música: Hino à Criança - Dobrado Norte Americano (domínio público)
"Nós somos a torcida alvi anil
O esporte é a nossa bandeira
Sentindo os chamados do Brasil
Estamos novamente na primeira
Nossa gente viril e capaz
De passar por todas as barreiras
O azul é o céu
O branco a paz
São as cores da nossa bandeira
A nossa bandeira que a torcida conduz
Tem em seu emblema nosso espírito de luz
No nosso alvi-azul a ordem é lutar
E de norte a sul vai a garra mostrar"
MASCOTE
O Esporte Clube Taubaté ganhou o carinhoso apelido de "Burro da Central" durante a disputa do campeonato da Segunda Divisão de 1954.
O apelido surgiu na Imprensa Paulista. Diz a história que no dia primeiro de maio de cinqüenta e quatro, o Taubaté enfrentou, e venceu, a equipe do Comercial de Ribeirão Preto pelo placar de 6 a 3, utilizando, nessa partida, o atacante Alcino com a situação irregular junto ao Departamento de Registro da FPF.
Esse motivo fez com que a Federação Paulista de Futebol penalizasse o Esporte Clube Taubaté com a perda dos pontos ganhos nesse jogo. Mesmo com a penalização, o E.C. Taubaté que realizou brilhante campanha, sagrou-se Campeão Paulista da Segunda Divisão de 54.
Desde então o nosso time é chamado, carinhosamente, de "Burro da Central". Há alguns anos este apelido acabou sendo adotado pela torcida passando a ser o mascote do time, um simpático burrinho que esta estampado em bandeiras, camisas e adesivos dos torcedores do Clube.
Em 2015, o desenhista Mauricio de Sousa criou uma nova versão do Burrinho.
O Esporte Clube Taubaté possui um patrimônio avaliado em quase R$ 9 milhões, em uma área total de 48.764m², situado no bairro Jardim das Nações, área nobre da cidade de Taubaté. Deste total, foram reservados 17.000m² para a sede social, que conta com aproximadamente 6.000m² de área construída, formada por:
- três piscinas;
- Salão social;
- Quadra coberta preparada para a prática do futebol de salão/basquete/vôlei;
- Campo de futebol society;
- Quadra de bocha oficializada;
- Academia de ginástica equipada;
- Vestiários subterrâneos;
- Prédio administrativo com três andares;
- Área de estacionamento.
Presidente: Gilson Rezende
Vice-presidente administrativo: Eduardo Cursino
Vice-presidente financeiro: Valter Celso Teixeira Pinto
Diretor financeiro: Alan Dias
Diretor administrativo: Eduardo Anália
Diretor jurídico: Hélio Marcondes Neto
Diretor Social: Marcus Ortiz
Diretor de integração e saúde: Daniel Bueno
MESA DIRETORA
Otavio Alves Corrêa Filho |
Presidente |
Felipe Mariotto Danelli |
Vice-presidente |
Moacir dos Santos |
1º Secretário |
Francisco Rodrigues Tulha |
2º Secretário |
Caio de Mattos Fernandes da Silva |
Consultor Juridico |
Márcia Camargo de Toledo |
Orador Oficial |
Eleitos em Assembleia Geral em 28/05/2012, com mandato até 2018
EFETIVOS |
01 - Antonio Mula Sanches |
02 - Evandro Luiz Cordeiro |
03 - Felipe Mariotto Danelli |
04 - João Bartolomeu Carvalho Moreira |
05 - Julio Cesar Pires Tulha |
06 - Márcia Toledo de Camargo |
07 - Marco Antonio da Silva Junior |
08 – André de Carvalho Carneiro Bastos |
09 - Sidney Pisciota de Barros |
10 - Valdir Monteiro de Oliveira |
SUPLENTES |
01 – Amauri Aparicio Vieira Navarro |
02 – Antonio Marmo Cabral |
03 – Frederico Moura de Paula Lima |
Eleitos em Assembleia Geral em 30/05/2014, com mandato até 2020
EFETIVOS |
|
01 – William de Carvalho Telles Alves |
|
02 - Hodges Danelli Filho |
|
03 - Alexandre de Paula Danelli |
|
04 - Hélio Fonseca Morotti |
|
05 - Francisco Malosti |
|
06 - Isacil Lelis Martins |
|
07 - Antonio de Moura Abud Junior |
|
08 - Wagner Tabchoury de Barros Santos |
|
09 – Augusto Ambrogi Sobrinho |
|
10 – Caio de Mattos Fernandes da Silva |
|
SUPLENTES |
|
01 - Adauto Rodrigues dos Santos |
|
01 - Carlos Magno Bueno Silva dos Santos |
|
02 – André Luiz Oya Mariotto |
|
03 – Marcos Géia |
Eleitos em Assembleia Geral em 31/05/2016, com mandato até 2022
EFETIVOS |
01 - Acyr José de Almeida |
02 - Ary Kara José Filho |
03 - Daniel Estefano Danelli |
04 - Hamilton José de Oliveira |
05 - Eduardo de Matos Marcondes |
06 - Paulo Gomes de Carvalho |
07 - Luiz Lobo de Oliveira |
08 - Odil Danelli |
09 - Paulo Roberto da Silva |
10 - Marcus Vinicius Ortiz Querido |
CONSELHEIROS VITALICIOS
Ex – Presidentes da Diretoria Executiva
01- Ary Kara José |
|
02- Antonio Luis Ravani |
|
03- Daniel Ambrogi |
|
04 - Elidemberg Mauricio Lopes Nascimento |
|
05 - Francisco Rodrigues Tulha |
|
06 - Hélio Marcondes Neto |
|
07 - Reinaldo Rocha Carneiro Bastos |
Ex- Presidentes do Conselho Deliberativo
01- Antonio Joaquim de Oliveira Junior |
03 - Elton Francisco Ribeiro |
04 - Evaristo Tomy Filho |
05 - Horton Sidney Cunha |
06 - Jorge Miguel Kather Neto |
07 - Otavio Alves Corrêa Filho |
Vitalícios conforme Estatuto Social
01 – Alfredo Ortiz Abraaão |
02 – Daniel de Abreu Matias Bueno |
03 – José Manoel Evaristo |
04 - Moacir dos Santos |
05 - Ricardo Luiz Paiva Vianna |
- Tricampeão Paulista do Interior (1919, 1926, 1942)
- Bicampeão Paulista da Segunda Divisão (1954, 1979)
- Bicampeão Paulista da Terceira Divisão (2003, 2015)
- Campeão Paulista de Juniores (1985)